NOTÍCIAS

MUNDO: Coreia do Norte anuncia teste com bomba de hidrogênio

Bomba H é 50 vezes mais potente do que uma bomba atômica; comunidade internacional fica em alerta
REDAÇÃO ÉPOCA

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un  (Foto: AP Photo/Wong Maye-E)

Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (6) que realizou, com sucesso, testes com bomba de hidrogênio, também conhecida comobomba H. Segundo a CNN, a agência de notícias do governo afirmou que se não houver invasão, o país não usará suas armas nucleares. "Este teste com bomba H nos leva a um nível mais avançado deenergia nuclear", informou a agência do regime mais fechado do mundo. 
De acordo com a televisão estatal, o teste foi realizado às 10h (horário local). Um evento sísmico, com magnitude de 5.1, foi registrado a 19 quilômetros de Sungjibaegam, zona de testes nucleares do país, informou a Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.
De acordo com a imprensa internacional, um documento, assinado pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que apareceu em vídeo na TV estatal, informou: "Fazer o mundo olhar para a força nuclear do nosso país e do Partido dos Trabalhadores ao abrir o ano com o emocionante barulho da primeira bomba de hidrogênio!".
O país já fez três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, o que lhe rendeu sanções da ONU, que proíbe a Coreia do Norte de desenvolver atividades nucleares ou ligadas à tecnologia de mísseis balísticos. Se confirmado, este foi o primeiro teste do país com uma bomba de hidrogênio, que é 50 vezes mais potente do que uma bomba atômica, como a que destruiu Hiroshima.
Comunidade internacional
O vizinho Coreia do Sul disse que é difícil acreditar que o Norte poderia testar uma bomba de hidrogênio, mas convocou uma reunião de emergência às pressas. O Conselho de Segurança da ONU também se reunirá mais tarde, nesta quarta-feira, a pedido dos Estados Unidos e do Japão. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chamou o suposto teste de "ameaça à segurança do Japão".
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial