NOTÍCIAS

ESPORTE: Lionel Messi conquista a Bola de Ouro pela quinta vez

Argentino abriu distância sobre Cristiano Ronaldo – 5 a 3 – após ser eleito melhor jogador de 2015 em premiação da Fifa
REDAÇÃO ÉPOCA

Lionel Messi, melhor do mundo pela quinta vez em 2015 (Foto: Getty Images)

Lionel Messi ganhou pela quinta fez a Bola de Ouro. O argentino, campeão e artilheiro da Liga dos Campeões, foi eleito mais uma vez melhor jogador de futebol do mundo em 2015. O prêmio foi concedido nesta segunda-feira (11) em cerimônia em Zurique, na Suíça.
No futebol feminino, a melhor jogadora da temporada foi Carli Lloyd, campeã da Copa do Mundo em 2015 com a seleção americana.
Foi o nono ano polarizado entre o argentino e o português, ambos nomeados pela primeira vez em 2007, quando o brasileiro Kaká, incumbido de entregar a taça nesta segunda, conquistara a premiação. De lá para cá Messi foi o melhor em quatro temporadas, e Cristiano, em três – confira no fim deste texto os três melhores do mundo em cada um dos últimos dez anos. Em 2015, ambos foram artilheiros da Liga dos Campeões, com dez gols cada, mas o argentino levou a melhor ao levantar a taça. Pelo jeito, fez diferença.
Mesmo sem ter vencido, Neymar demonstra rápida ascensão ao ficar entre os três melhores do mundo em 2015. O brasileiro foi artilheiro, com dez gols, e campeão da Liga dos Campeões já na segunda temporada com a camisa do Barcelona – ele a vestiu pela primeira vez em 18 de agosto de 2013, embora nem tenha saído do banco naquela partida. Aos 23 anos, chega ao pódio pela primeira vez, à espera anos com concorrentes menos brilhantes. Cristiano, com 30, e Messi, com 28, tendem a ter somente mais alguns anos no topo.
A seleção do ano da Fifa, com quatro brasileiros, três deles defensores (Foto: Getty Images)
O Brasil, apesar da derrota por 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014, emplacou quatro jogadores na seleção da Fifa para o ano. Marcelo, Thiago Silva e Daniel Alves, todos defensores, e Neymar, no ataque, compõem o time titular. A Alemanha, campeã mundial, colocou apenas um atleta, o goleiro Neuer. Confira todos os nomes abaixo.
A seleção da Fifa em 2015
Goleiro: Manuel Neuer
Lateral-esquerdo: Marcelo
Zagueiro: Thiago Silva
Zagueiro: Sergio Ramos
Lateral-direito: Daniel Alves
Meia: Andrés Iniesta
Meia: Luka Modric
Meia: Paul Pogba
Atacante: Neymar
Atacante: Lionel Messi
Atacante: Cristiano Ronaldo
Melhores técnicos
O melhor técnico do ano foi Luís Enrique, treinador do Barcelona, e, no futebol feminino, Jil Ellis, treinadora da seleção americana.
Gol mais bonito
O gol mais bonito, no Prêmio Puskas, com 1,6 milhão de votos populares por meio da internet, foi o do brasileiro Wendell Lira. O jogador hoje atua no Vila Nova, de Goiás, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e estava desempregado à altura da indicação. Ele superou os gols de Florenzi, da Roma, e do próprio Messi entre os finalistas.
Wendell Lira, brasileiro, conquista o prêmio Puskas na Bola de Ouro, de gol mais bonito em 2015 (Foto: Getty Images)
Fair play
A Fifa também premiou todas as confederações, clubes e países que fizeram ações em prol de refugiados. Gerald Asamoah, ganês naturalizado alemão, subiu ao palco para receber simbolicamente o prêmio fair play em nome de todos os homenageados.
Como a escolha é feita
A eleição da Bola de Ouro é feita por capitães e técnicos das 209 seleções, além de jornalistas escolhidos pela Fifa em cada um dos países. Os votos são revelados após a cerimônia em Zurique. A premiação mudou de nome em 2010, quando a Fifa se uniu à revista francesa France Football, dona da marca "Ballon D'Or", para unificar a eleição de melhor do mundo. A cerimônia desta segunda foi a primeira que não teve o cartola Joseph Blatter na presidência da Fifa, cargo que ocupava desde 1998 – Issa Hayatou é presidente interino.
Candidatos a melhor do mundo na Bola de Ouro da Fifa em 2015 (Foto: Getty Images)
2015
Messi
Cristiano Ronaldo
Neymar
2014
Cristiano Ronaldo
Messi
Neuer
2013
Cristiano Ronaldo
Messi
Ribéry
2012
Messi
Cristiano Ronaldo
Iniesta
2011
Messi
Cristiano Ronaldo
Xavi
2010
Messi
Iniesta
Xavi
2009
Messi
Cristiano Ronaldo
Xavi
2008
Cristiano Ronaldo
Messi
Torres
2007
Kaká
Messi
Cristiano Ronaldo
2006
Cannavaro
Zidane
Ronaldinho
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial