NOTÍCIAS

Polícia Federal indicia José Dirceu por quatro crimes

Ex-ministro é acusado de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
REDAÇÃO ÉPOCA

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu permaneceu em silêncio durante depoimento à CPI da Petrobras (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal decidiu indiciar, nesta terça-feira (1), o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, que está preso em Curitiba acusado de participar do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. Dirceu foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O indiciamento será análisado pelo Ministério Público Federal (MPF). Se o MPF decidir que há indícios o suficiente para continuar o processo contra Dirceu, fará uma denúncia na Justiça. Caso todas essas etapas se concretizem, o juiz federal Sérgio Moro poderá aceitar a denúncia, o que transformaria o acusado em réu.
Além de José Dirceu, a PF indiciou outros treze nomes envolvidos no escândalo da Lava Jato. Entre os nomes, há a filha e o irmão de Dirceu. A lista também conta com o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O portal G1publicou a lista completa.
Segundo a Polícia Federal, José Dirceu montou um esquema de propina e pagamento de parlamentares similar ao do mensalão, enquanto estava sendo julgado pelo mensalão. De acordo com a acusação, Dirceu indicou Renato Duque para a Petrobras. Uma vez na diretoria, Duque organizou o esquema de desvio de recursos. Os pagamentos eram feitos pelo lobista Milton Pascowitch, também indiciado pela PF. A acusação se baseou nas delações premiadas de Duque e Pascowitch.
José Dirceu nega as acusações. Em depoimento à CPI da Petrobras, no entanto, ele preferiu ficar em silêncio seguindo orientações de seu advogado.
bc
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial