NOTÍCIAS

Chuva fraca não muda situação da Cantareira

Nível dos reservatórios do sistema voltou a cair neste sábado

POR 


Represa reserva Jaguari-Jacarei, na cidade de Braganca Paulista, no interior de Sao Paulo, onde o índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira e de apenas 3,2% da capacidade total. Foto: Luis Moura / Parceiro / Agência O Globo - Agência O Globo
SÃO PAULO — Apesar da chuva na madrugada deste sábado, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira voltou a cair. O reservatório está com 12,2% de sua capacidade ante aos 12,4% de sexta. Nesta tarde, manifestantes utilizaram as redes sociais para convocar para um protesto contra a crise hídrica que atinge o estado.
Na sexta, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), choveu 2,9mm na região das represas que abastecem a capital.

O reservatório do Alto Tietê, onde a situação também é crítica, opera, neste sábado, com 6,5% de sua capacidade. Na sexta, era de 6,6%. A chuva na região foi um pouco mais forte: 14,2 mm.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema de alta pressão atmosférica, que bloqueio frentes frias e outras instabilidades nas últimas semanas, impedindo a chegada de chuva na região, deve perder força. A previsão é de que, no fim da tarde deste sábado e começo da noite, ocorram pancadas mais fortes.


Outubro fechou com a segunda pior média de precipitação sobre as represas que abastecem 6,5 milhões de pessoas em São Paulo nos últimos 80 anos. Conforme dados da Sabesp, a média histórica para o mês é 130,8 mm de chuva, e este ano choveu apenas 42,5 mm. Segundo o Inmet, este é o mês de outubro mais seco dos últimos 20 anos em São Paulo.

A Sabesp ainda não iniciou a captação dos 106 bilhões de litros que estão disponíveis abaixo das comportas, referentes ao segundo volume morto. O uso já foi liberado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo e a Agência Nacional de Águas (ANA).

O Globo.
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial