NOTÍCIAS

Definição pelo apoio do PT a Armando Monteiro sai até março

Presidente nacional do PT, Rui Falcão, tem encontro reservado com o senador do PTB e estica prazo para declarar apoio ao petebista

Senador Armando Monteiro espera apoio do PT para disputar o governo do Estado

Heudes Régis/JC Imagem

Antes da reunião com petistas pernambucanos, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, incluiu na sua passagem pelo Recife, ontem, uma visita ao senador Armando Monteiro Neto (PTB). A direção nacional quer apoiar o parlamentar na eleição para o governo do Estado, mas encontra resistência entre os correligionários locais, que desejam lançar nome próprio. Em um encontro mantido sob sigilo para a imprensa, Rui Falcão esteve na casa do pré-candidato por quase duas horas. Ficou acertado que a decisão sobre o apoio será dada até março. Também participou da conversa a presidente regional do PT, a deputada estadual Teresa Leitão.
Apesar de sustentar que não haverá imposição da direção nacional, como na eleição de 2012 para prefeito do Recife, em entrevista à imprensa depois do encontro com o senador, diante de diversos petistas “resistentes” como testemunha, Rui Falcão foi claro. “Prefiro apostar que estaremos juntos: nacional e o PT de Pernambuco na mesma posição (sobre a sucessão)”, cravou o presidente nacional.
O senador Armando Monteiro – que queria a definição do PT até fevereiro, mas, agora, deve aguardar até março – lembrou que, em toda a eleição, há o fator “tempo”. “O PT local tem todo o direito de discutir este processo e exaurir esta discussão, mas é evidente que não se pode ficar quatro meses fazendo a construção”, ponderou.
Em meio às resistências de setores do PT para apoiá-lo, o senador Armando Monteiro tem repetido que quer os petistas engajados no seu projeto. “Sabemos que este processo, para que conduza a bons resultados, tem que se dar pela via do convencimento, e não da imposição, porque não queremos fazer uma aliança formal, queremos que o PT de Pernambuco animado.”
Há a expectativa de que, dentro dos próximos 15 dias, o parlamentar se encontre com a presidente Dilma Rousseff (PT). Ele criou um canal de diálogo direto com a petista e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos querem apoiá-lo, segundo o próprio Rui Falcão, na conversa com os jornalistas.
Desde a semana passada, o presidente nacional do PT tem feito visitas aos Estados para analisar os cenários locais. Hoje, ele estará na Paraíba e, em seguida, no Rio Grande do Norte.
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial