NOTÍCIAS

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS CUIDADOS AO FAZER AS UNHAS COM A MANICURE


Toda mulher gosta de andar com as unhas bem feitas. Mas, os cuidados com higiene são vitais para a saúde, como esterilizar todo o material, inclusive o palitinho. Também é importante o uso de lixas descartáveis.
Alicates, lixas de unha e pés, espátula e palito, todos são ferramentas que podem ser fonte de transmissão de doenças virais, bactérias e fungos - segundo especialistas, as lixas e bacias onde se coloca os pés para amolecer as cutículas são as principais responsáveis pela transmissão do fungo.
O quadro "Fala saúde" exibido no Jornal Liberal 1ª Edição desta quarta-feira (6) trouxe a dermatologista Adriana Simões ao estúdio para tirar dúvidas sobre contaminações e doenças nas unhas adquiridas nas manicures (veja vídeo acima).
A especialista respondeu a dúvidas dos telespectadores durante entrevista realizada pela apresentadora Priscilla Castro. Veja, abaixo, as respostas da dermatologista para o restante das perguntas enviadas pela população, e que não puderam ser respondidas durante o telejornal:
Se o salão não tiver autoclave, há uma outra forma de fazer a esterilização?
Não, o material tem que ser autoclavado para ser esterilizado.
O palitinho de madeira usado pelas manicures transmite alguma doença?
Sim, até o esmalete pode transmitir. Todo o material, incluíndo a serrinha de unha, pode ser uma fonte de contaminação.
Quais os cuidados que devemos tomar com os esmaltes? Os esmaltes velhos podem causar fungos?
Podem. É preciso trocar o esmalente, e esmalte e como batom: o correto é não se compartilhar.
A cola usada para unhas postiças pode danificar a unha?
Sim, a cola tem que ser cuidadosamente retirada, senão pode causar danos que levam bastante tempo para desaparecerem.
O que é bom para fortificar as unhas?
Desde vitaminas nos próprios esmaltes, até vitaminas de ingestão oral.
Uma moradora do Tapanã diz que as unhas dela ficam permanentemente esbranquiçadas, principalmente a dos pés. Ela pergunta o que fazer, já que até parou de usar esmaltes.
Em geral, unha esbranquiçada é sintoma de micose. Não basta parar de usar esmaltes, para resolver o problema é preciso procurar tratamento com um dermatologista.
 
 LEMBRETE: Quem não tomou a Vacina contra a Hepatite B (ou não tem certeza que tomou) contra esse vírus, transmitido pelo sangue e pelas relações sexuais deve procurar uma unidade de saúde. A doença provoca lesões no fígado que podem evoluir para cirrose ou câncer. A transmissão é insidiosa: manicure e podólogos, por exemplo, podem ser contaminados, ou infectar clientes, com material esterilizado de forma inadequada. (Como essa é uma forma de transmissão comum também da Hepatite C, para a qual não há vacina, o ideal é que os fregueses dos salões tenham sempre os próprios alicates, pazinhas, palitinhos e até esmalte.) Três doses de vacina, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses entre a segunda e a terceira, previnem contra a doença.
Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial