NOTÍCIAS

O DILEMA DO VENCEDOR


O PSB de Eduardo Campos venceu o primeiro turno. Agora, ele precisa decidir se continua com Dilma ou disputa a Presidência
           Dilma, Lula (o padrinho) e Eduardo (o afilhado). Ameaça para 2014.
As últimas cinco eleições presidenciais foram marcadas pela disputa entre PT e PSDB, partidos que têm estrutura em todo o país e líderes capazes de atrair expressivas votações. A tendência era que a polarização se mantivesse em 2014, com a presidente Dilma Rousseff buscando a reeleição contra o senador tucano Aécio Neves. Mas as eleições municipais de domingo passado acrescentaram um novo personagem a essa disputa: Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB. Seu partido foi o que mais cresceu, aumentando em 40% o número de prefeitos e em mais de 50% o total de votos recebidos (veja os números da eleição no quadro abaixo). Além disso, Eduardo colheu vitórias pessoais sobre o PT - mais especificamente sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - ao eleger no primeiro turno os prefeitos de Recife e Belo Horizonte e chegar ao segundo turno em Fortaleza. Nas três cidades, o PSB deixou a aliança com o PT para lançar candidatos próprios. Com o sucesso numérico e a afirmação como estrategista, Eduardo passou a ser apontado como possível candidato a presidente. Cauteloso, ele não confirma a intenção, mas também não a nega.
O fato é que as movimentações de Eduardo acenderam um alerta no Palácio do Planalto. Na terça-feira passada, em reunião com ministros sobre o resultado das eleições, Dilma Rousseff avaliou que já é mais provável ter o governador como adversário do que como aliado em seu palanque de 2014. Por isso, ela decidiu ter uma conversa franca com ele e com o governador do Ceará, Cid Gomes, logo após o segundo turno. Dilma perguntará a eles se o PSB pretende apoiar sua reeleição. Se a resposta for positiva, ela oferecerá ao partido dois ministérios de primeira grandeza - um deles deverá ser o dos Transportes. Se Eduardo hesitar ou disser não, á presidente entenderá isso como um sinal de rompimento político - e tirará o partido do comando da Integração Nacional e dos Portos, ministérios que ocupa hoje. "A presidente vai trucar o Eduardo. Ele vai ter de deixar claro qual é o seu projeto. A ideia é que em 2013 o ministério seja composto só dos partidos que estiverem no palanque dela em 2014", afirma um ministro.
Dilma quer manter o PSB como aliado, pois vê na candidatura de Eduardo um obstáculo a dificultar sua reeleição. Os socialistas têm muita força no Nordeste, região tradicionalmente dominada pelo PT em eleições presidenciais. Aécio Neves, o provável candidato do PSDB, entraria na disputa como favorito em Minas Gerais, outra área cara ao PT. O governo aposta que mais dois candidatos estarão na numa eletrônica: Marina Silva, que em 2010 teve quase 20 milhões de votos e está formando um novo partido, e Marcelo Freixo, do PSOL, que na semana passada recebeu 30% dos votos para prefeito do Rio de Janeiro. Com tantos candidatos tirando votos do PT, Dilma |seguiria favorita, mas a possibilidade de a eleição ter dois turnos seria maior. E, nesse caso, é provável uma aliança entre Eduardo Campos e Aécio Neves no turno final - hipótese cogitada com temor no Palácio do Planalto. O sonho de consumo do PSDB é atrair Eduardo para ser vice na chapa de Aécio, unindo o eleitorado do Nordeste e o de Minas Gerais. Os dois políticos são amigos e trabalharam em conjunto pela eleição de Mareio Lacerda à prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, há outras alianças importantes entre tucanos e socialistas, como em São Paulo e no Paraná. Apesar desses fatores de aproximação, Eduardo já avisou que descarta a hipótese. Se for para romper com o PT e o governo, será para lançar sua própria candidatura e não para apoiar Aécio. Ele considera que, mesmo se perder em 2014, fortalecerá seu partido e seu nome, tomando-se mais competitivo em 2018.
Fonte: Revista Veja

Compartilhar Google Plus

Autor Everaldo Paixão

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Padrão

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial